Tire as suas principais dúvidas sobre cremação

Prática comum na Europa e nos Estados Unidos, a cremação está se tornando uma escolha cada vez mais frequente no Brasil, mas existem muitas pessoas que não sabem como funciona o processo, por esse motivo, montamos um questionários das dúvidas mais comuns sobre a cremação.

O que é cremação?

É um procedimento moderno que acelera a decomposição do corpo transformando-o em cinzas. A cremação é realizada por um equipamento de alta tecnologia, fabricado aqui no Brasil pela Brucker Fornos Crematórios, pioneira neste mercado.

Quantos corpos são cremados de uma vez?

Um de cada vez. Não há qualquer possibilidade de ser diferente, pois o próprio equipamento comporta apenas um corpo a cada vez que é acionado.

O que é feito com as cinzas após a cremação?

As cinzas são acondicionadas em uma urna especial, escolhida pela família, que pode ser guardada em nichos, jazigos perpétuos, ou em casa, como melhor convir à família.

Como são essas urnas?

São pequenos recipientes de acabamento e forma variados em madeira, cerâmica, mármore, bronze ou porcelana.

Pode-se cremar somente os ossos para exumação?

Sim, isso é perfeitamente possível e recomendado às famílias.

Existe alguma espécie de odor ou fumaça durante a cremação?

Não, de espécie alguma. Com o equipamento de alta tecnologia fabricado pela Brucker Fornos Crematórios não existe nenhum tipo de fumaça ou odor. A autorização de funcionamento do equipamento só é dada quando são rigorosamente obedecidas todas as normas ambientais.

A cremação é cara?

Não. Apesar de usar equipamentos e recursos de alta tecnologia, a cremação tem custos consideravelmente acessíveis.

É preciso deixar por escrito a vontade de ser cremado?

Pode-se deixar por escrito esse desejo, mas a cremação também é permitida com a autorização expressa de um familiar direto.

A cremação é realizada imediatamente após o óbito?

Não. As normas legais determinam que se aguarde no mínimo 24 horas após a ocorrência do óbito para que se proceda a cremação.

O caixão é queimado juntamente com o corpo?

Sim. No entanto, as cinzas do caixão e das roupas ficam muito finas dada a alta temperatura de atuação do forno, e assim não se misturam às cinzas do corpo.

A cremação substitui o velório?

Não. Numa cremação, todo cerimonial de velório permanece o mesmo, respeitando as tradições dos diferentes rituais fúnebres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *