Perdi meu animalzinho de estimação. E agora?

Donos do carinho e da atenção de milhares de pessoas, os animais de estimação vêm recebendo tratamento cada vez mais diferenciado. Nossa forma de se relacionar com esses bichinhos mudou, numa tendência crescente de humanização. Hoje eles são criados como pessoas da família, saltaram do jardim para a cama ou para o sofá, com direito aos mesmos espaços e todo conforto proporcionado para um membro da família.

É por esse motivo que perder o “melhor amigo” causa tanta dor e torna-se um momento de difícil superação. Por isso é importante reconhecer as etapas dessa perda e saber como lidar com ela:

1 – Considere seus próprios sentimentos

Não é preciso ter vergonha de admitir a dor e o sofrimento pela perda do animalzinho de estimação. Reconhecer que não está tudo bem é o primeiro passo para superar a perda do “melhor amigo”.

2 – Peça ajuda aos amigos e a família

Converse sobre a perda com amigos e familiares, compartilhar o sofrimento é importante no período de luto.

3 – Respeite o momento de se desfazer dos pertences do pet

Não há uma regra sobre a hora certa de se desfazer de roupinhas, caminhas e brinquedos. Cada pessoa tem seu tempo. Fazer doações desses pertences a uma ONG de proteção animal é uma alternativa. Quem quiser guardar, pode fazer uma caixa de lembranças com os principais objetos.

4 – Sempre conte a verdade para as crianças

É muito importante que a família saiba lidar com a situação e conte a verdade para os pequenos. Dessa maneira, a família mostra que é possível lidar com o falecimento do pet e que a criança não está sozinha em sua dor. Também é importante que os mais velhos estejam preparados para responder todas as dúvidas que a criança tiver.

Seguiu todas as dicas, mas ainda está com dificuldades para superar esse momento? Não precisa se desesperar, porque você não está sozinho nessa situação tão comum na vida de tanta gente. O importante é relembrar dos bons momentos passados juntos ao pet, se conscientizar da importância dessa amizade ao longo da sua vida e se conformar, mesmo que aos poucos, com a separação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *